quarta-feira, 1 de outubro de 2008

A Greve

Esta semana ficou marcada por mais uma greve.
A semana encontra-se ainda em muito mau estado, não por que tenha sido mais marcada do que nas outras vezes, apenas não haviam enfermeiros para prestar cuidados.

Contudo, fico um pouco triste por que até nas greves nós não conseguimos atingir a espectacularidade dos outros países.
Reparem na greve dos guionistas nos EUA e no impacto que a mesma teve no país.
Se fosse cá, como seria?

Veríamos as ruas invadidas pelo Francisco Moita Flores e os 3 macacos amestrados do Zoo de Lisboa que trabalham em part-time nos Morangos com Açúcar.
Vendo bem até seria um espectáculo agradável de se ver...
O espectáculo de ver os adolescentes conseguirem produzir um pensamento original.

Mas afinal de onde surgiu a greve?

A palavra greve tem origem no Francês. Não se sabe em qual deles por que eles ainda são bastantes, mas fica ideia que tem origem no Francês.

Segundo rezam as crónicas, existia um local em Paris chamado Place de Grève, originalmente local de embarque e desembarque de navios, que posteriormente foi transformado em ponto de encontro de desempregados e descontentes com as condições de trabalho, ou como dizem os franceses, les portugais paresseux.

Mas por que razão deixou de ser um local de embarque e desembarque de navios?!
Bem, sendo um local destinado à prática de ver passar navios, é óbvio que seria frequentado por estivadores, marinheiros e recém licenciados.
E onde existem estas espécies, existe sempre a incontornável presença de artistas do sexo vendável.
Daí ter-se abolido o embarque e desembarque de navios como forma de afastar estas concubinas, por que convenhamos, ninguém iria conseguir fazer greve de fome naquele local.

Regressando à Place de Grève.
Aparentemente quando o proletariado sofre de lepra financeira o primeiro sintoma a manifestar-se é a falta de imaginação.
Ou seja, não sabendo concretamente o que estavam ali a fazer, decidiram adoptar o nome da rua onde se encontravam para qualificar a actividade que iriam realizar. Então é mais do que justo poder assumir que, se Adão e Eva padecessem do mesmo mal, o Jardim do Éden ficaria na Rue du Coitus Proíbidus.

Creio que se esta tendência vingasse, poderia ter um impacto muito estranho na nossa sociedade.
Imaginem que o local deste ajuntamento reaccionário era na Place de Cabras.

Diríamos que não íamos trabalhar por que estávamos a fazer cabra?
Pior...
Uma pessoa que decide não se juntar aos seus pares na luta e prosseguir com o trabalho chama-se um fura greves.
Chamar-se-ia um fura cabras?
Se assim fosse teríamos uma quantidade astronómica de pastores a quebrarem o piquete de greve (perdão, o piquete de cabra) com expectativas extremamente elevadas.

Mas afinal qual é o significado da palavra Grève?

"Terreno plano composto de cascalho ou areia à margem do mar ou do rio"

Ao ler isto surgem-me imediatamente 3 perguntas no consciente:

"É impressão minha ou a palavra Gréve quer dizer praia?"
"É impressão minha ou quem criou a definição para a palavra Grève foi o Manuel Machado»?"
"É impressão minha ou eu tenho a mania irritante de formular todas as questões com a expressão 'É impressão minha ou'?"

Bem, já diz, sapientemente, o velho dito popular:

O português só quer é uma desculpa qualquer para largar tudo e ir fazer greve... Perdão, fazer praia!
Malditos sinónimos...

3 comentários:

Monique Mendes disse...

Esta foi (para mim) a semana do sono, pois além de dormir o dobro do habitual, tomar vários cafés por dia andei sempre completamente ensonada! Mas triste é que podia ter sido solidária com os grevistas e nem isso... tornei-me numa fura greves, ou será fura cabras ou ainda uma fura praias...

É impressão minha ou houve qualquer coisa que não entendi?? ;)

Bem-vindo :D

Beijoooooooooooooooo *

Malainho disse...

A voltar à blogoesfera em grande.

Bem, a greve em portugal é tão má que a única coisa que eu soube foi da falta de enfermeiros, que fez com que não houvesse dádiva de sangue na U. Minho. Eu até podia ser solidário com os grevistas, mas o meu trabalho é só ao fim de semana, pelo que não vou ser o único a fazer greve num dia não estipulado. xD

Cláudia disse...

APENAS não haviam enfermeiros????? APENAS?? Haviam, e mts! mas em casa... E sim, somos mts, e bons! rezem pra nunca faltarmos, pq nós somos a sociedade :) E ng passa sem nós.
E tu é q és um fura cabras lol não.. cabritas! ai os sinónimos :)
E pq é q me calhou a palavra "liessi"? lol começo a achar que é mm perseguição...
:-* bom